viernes, 20 de agosto de 2010

Educação Física e Capoeira: Cultura Popular e Indústria Cultural no Jogo de Roda

Educação Física e Capoeira: Cultura Popular e Indústria Cultural no Jogo de Roda
Giancarlo Roger Hilário.
(pag18) - A introdução do chamado Método Francês é, também, um fatoimportante. Originário, ainda, de Joinville-le-Pont, foi trazidopor militares franceses que vieram servir na Missão Militar Francesa. Adotado pelas Forças Armadas, a suaobrigatoriedade foi estendida à esfera escolar (1931),“enquanto não for criado o método nacional de EducaçãoFísica”. O Regulamento de Educação Física da Escola Militar de Joinville-le-Pont foi a bíblia da Educação Física brasileirapor mais de duas décadas. As limitações conceituais do citadoRegulamento ficam expressas quando, definindo EducaçãoFísica, rezava: “A Educação Física compreende o conjuntodos exercícios cuja prática racional e metódica é suscetível defazer o homem atingir o mais alto grau de aperfeiçoamentofísico, compatível com sua natureza.” (OLIVEIRA, 1977, p. 57).
(pag19) - Documenta o arraigamento militar na Capoeira Regional o fato de Mestre Bimba ter ministrado aulas de Capoeira, entre os anos de 1939 a 1942, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no Forte do Barbalho, em Salvador. Em seu curso de Capoeira Regional Baiana, MestreBimba incluiu uma etapa de “Especialização”, na qual eram realizados combates corpo-a-corpo, com e sem armas, e instruções de guerrilha. Segundo Raimundo Alves César Almeida, o Mestre Itapoan, o curso de Especializaçãose estendia por três meses, sendo dois na academia e um nas matas da Chapada do Rio Vermelho, onde acontecia o ponto alto do curso, as"emboscadas": Era uma verdadeira guerra, verdadeiro treinamento deguerrilha. Bimba colocava quatro a cinco alunos para pegar deemboscada. (...) Durante essas emboscadas, os alunos doMestre quebravam cercas, invadiam casas, tudo isso para defender-se de qualquer maneira (ALMEIDA,1982, p.27).Neste cenário, a Capoeira Regional aporta como projeto históricode uma sociedade calcada na necessidade da autoridade coercitiva comoforma de se conseguir obediência, disciplina, aptidão física e saúde.


Nota del pesquisador: La capoeira de Bimba eliminó o desenfatizó los efectos ceremoniales, y rituales y lúdicos de la Capoeira Angola, e incorporó nuevos elementos de lucha que hasta ese momento le eran foráneos: agarres, defensas contra éstos, y ciertos golpes nuevos. No se sabe con certeza el origen de estos nuevos movimientos. Según lo manifestado por el propio Bimba a Rego (1968: 33) él “se valió de golpes de batuque... así como detalles de la coreografía de maculelé ... además de los golpes de lucha greco-romana, jiujitsu, judo y savate... ”. La influencia del batuque le había llegado a través de su padre, avezadopracticante de este arte popular. La real influencia de luchas orientales o europeas en la Región de Bimba es objeto de discusión: Carneiro (1975:14) las enfatiza, sus ex-alumnos la niegan (Itapoan 1982) o minimizan (Almeida 1981:42); otros autores como Rego (1968:269) o Areias (1985:67,70) las señalan pero no las destacan.
Lo cierto es que a partir de Bimba, en la década de 1930, la capoeira sufrió una gran transformación. Se enfatizaron los aspectos de lucha, se añadieron nuevos movimientos, se formó un grupo importante de practicantes de las clases medias y altas y se la empezó a practicar en forma legal.
http://www.revistaquilombo.com.ar/documentos/frigeriocapoeira.pdf

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