viernes, 11 de septiembre de 2009

Batuque e Capoeiragem, lo sagrado y lo profano



Ao som do Berimbau: Capoeira, arte marcial del Brasil‎ - Página 86de Formado Comprido - 220 páginas
Dice Edison Carneiro (Negros Santos): «La lucha movilizaba a un par de jugadores, cada vez. Estos, dando la señal, unían las piernas firmemente


RECORTE LIBRO:(pag 98)Nem do morro, nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural (1920-1945)Escrito por José Adriano FenerickPublicado por Annablume, 2005.http://books.google.es/books?id=vmhRb4FrxZwC

2 comentarios:

  1. O Batuque era considerado um dos nossos costumes populares, no final do século XIX. Com batidas rítmicas dos tambores de guerra que acompanhavam movimentos corporais, o Batuque por vezes transformava-se em luta sangrenta. Caiu desse modo no ostracismo, em virtude das apresentações sempre acabarem em conflitos com a intervenção da polícia. As competições - geralmente realizadas em Jaguaripe e Nazaré (região nordeste do Brasil) – tinham, nas palmas, a marcação do ritmo ao som de cantigas acompanhadas de tambor feito de tronco de árvore, e pandeiro, assim entoadas, segundo Cascudo (1962, p. 151): “Mata m’embora, / ê-ê... / cada um tira o seu, / vais embora”.
    Conforme Edison Carneiro (1978), a competição mobilizava um par de jogadores de cada vez. Este, dado o sinal, unia as pernas firmemente, tendo o cuidado de resguardar os órgãos genitais. Havia golpes como a encruzilhada, em que o atacante atirava as duas pernas contra as pernas do adversário, a coxa lisa, em que o jogador golpeava coxa contra coxa, acrescentando ao golpe uma raspa, o baú, quando as coxas do atacante davam um forte solavanco nas do adversário, bem de frente.

    grifo: http://www2.metodista.br/unesco/1_Celacom%202009/arquivos/Trabalhos/Nicia_Batuque.pdf

    ResponderEliminar
  2. DANCES, INITIATION RITES, MARRIAGE 223

    The only kind of dance which I saw myself in Angola, like most African dances, was neither a chaste nor artistic movement. During one of the drinking bouts a ring of spectators was formed, drums aiu'l marimbas were brought into the circle, and vigorously thumped and twanged ; torches were lit, and the dancers, a man and woman, ran into the ring and danced, while the spectators clapped their hands in rhythm with the music.
    The couple danced a sort of step dance, crossing each other constantly, or advancing or retreating till they suddenly collided, stopped, and then gave way to the other dancers ; and so the merry round went on till dawn.
    A dance described by Monteiro in the north of Angola is called the " batuco," when, amid the familiar surroundings of the ring of clapping people and musicians, the dancers, both men and women, jump into the ring and perform a swaying dance like the Indian nautch, but more vigorous and less decent and graceful.
    FUENTE:
    Through Angola, a coming colony (1922)

    Author: Statham, John Charles Baron, 1872-
    Subject: Hunting -- Angola; Angola
    Publisher: Edinburgh : W. Blackwood & sons

    ResponderEliminar