viernes, 11 de septiembre de 2009

"Bimba ,ese Gran Hombre"

NOTA DEL PESQUISADOR: Aquel gran Hombre, Bimba ,merece un gran respeto y es una tristeza que discípulos de él , quieran ocultar al mundo la história real de un gran hombre que si hubiera tenido una formación en Educación Física sin que Getulio Vargas le concediera un título de tal formación, hoy ,la Capoeira Regional estaría consolidada como Deporte Internacional Reglado, por el mísmo camino que el Jiu Jitsu Brasileño. A nuestro pesar, se sigue hablando del "Mito Bimba" y no del"Bimba Hombre". Los mestres empresarios estarán manejando suculentas cantidades de dinero pero seguramente ,dentro de unas décadas, cuando el mundo lea y conozca y entienda toda la historia real de la Capoeira, estos mestre empresarios saldrán de la Historia por sí solos.

libro:Artes do corpo Escrito por Vagner Gonçalves da Silva(pag 195): http://books.google.es/books?id=ErbacXYBB0cC
Deslocamento Circo Nerino entre os anos de 1937 a 1964 Fonte: diário de bordo de Roger Avanzi

1949
Feira de Santana (BA) - 29.3 a 4.5
1953
Cascavel (CE) - 18.12.52 a 6.1.53
Fortaleza (CE)
Iguatu (CE) - 4.6 a 22.6
Crato (CE) - 23.6 a 15.7
Juazeiro (CE) - 15.7 a 5.8
Barbalha (CE) - 5.8 a 18.8
Missão Velha (CE) - 18.8 a 1.9
Salgueiro (PE) - 2.9 a 15.9
Juazeiro (BA) - 16.9 a 6.10
Senhor do Bonfim (BA) - 7.10 a 3.11
Jacobina (BA) - 4.11 a 1.12
Feira de Santana (BA) - 2.12 a 28.12
1955
Feira de Santana (BA) - 17.8 a 12.10
http://www.pindoramacircus.com.br/circonerino/circo_trajetoria4.htm

Libro:Capoeira ,Escrito por Matthias Röhrig Assunção(pag132):


CamilleAdorno@starmedia.com
BIMBA..............No dia 23 de novembro de 1899 nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de Brotas, cidade de Salvador, Bahia, Manoel dos Reis Machado. Teve como pai Luís Cândido Machado, caboclo de Feira de Santana. Sua mãe, Maria Martinha do Bonfim, era uma crioula de Cachoeira.
Logo ao nascer o garoto ganhou um nome que se tornaria símbolo e sinônimo da Capoeira. Isso graças a uma frase dita à hora do parto: - olha a bimbinha dele! Esta exclamação definiu o resultado de uma aposta entre a mãe da criança - que imaginava uma menina - e a parteira, que previra um menino. Ninguém seria capaz de pensar, naquele momento, que Bimba passaria a ser um nome destinado a acompanhar o futuro capoeira em sua entrada na história do jogo.
O aprendizado de lutas se iniciou com o pai, à época famoso lutador de batuque - uma antiga forma de luta negra. Aos 12 anos começou a aprender Capoeira com o africano Bentinho, capitão da Cia. de Navegação Bahiana. Segundo suas palavras, o sistema de aulas à época era bastante violento. As rodas eram formadas na Estrada das Boiadas (atual bairro da Liberdade), em Salvador, num ritmo bravio ao som do berimbau. Mestre Bimba costumava recordar um golpe formidável aplicado por Bentinho, que o acertara na cabeça, provocando um desmaio até o dia seguinte...



1 comentario:

  1. PREGUNTA:
    Estimados Señores:
    Estoy buscando una cópia más legible de una página del Diário da Bahía del 13/03/1936 sobre Mestre Bimba. Les envío una cópia que tengo en archivo adjunto. Les agradecería me pudieran ayudar. Un cordial saludo.

    E.Javier Rubiera Cuervo
    Presidente FICA
    ( Federaçao Internacional de Capoeira)
    http://www.capoeira-fica.org/
    RESPUESTA:
    Bpeb Fpc , paracapoeira.espanha@gmail.com, fecha9 de septiembre de 2010 16:18
    asunto :Biblioteca Pública do Estado - Diário da Bahia de 1936
    enviado porfpc.ba.gov.br
    Prezado Sr. Javier Rubiera Cuervo, Em atendimento a sua solicitação, informamos que o Diário da Bahia de 13/03/1936 sobre o Mestre Bimba está sem condição de uso, devido a este motivo não poderemos ajudá-lo. Cordialmente,
    Ivana Lins, Diretora

    ResponderEliminar