A construção do valor social da capoeira inaugurava, assim, novas perspectivas de
desenvolvimento, ao passo que ela ia se afastando, gradativamente, das periferias. Nesse contexto, emergem outras possibilidades de exploração das suas características: atividade
cultural47, espetáculo de luta48, fonte de pesquisa, modalidade de autodefesa, atividade de
ginástica49, prática de lazer50. Como mostra Rêgo (1968),
............ o jôgo da capoeira se fazia nos engenhos, no local de trabalho, nas horas vagas e nas ruas e praças públicas, nos dias de festas, sempre em recinto aberto. Em nossos dias, não há mais engenho; no local de trabalho, como o Cais do Pôrto, não se joga mais e nas ruas e praças públicas do centro só em dias de festa. Joga-se capoeira em recinto fechado em Palácio do Govêrno,
nas academias, nos salões oficiais, nos clubes particulares e nas ruas e praças públicas, onde se realizam festas populares. Espontâneamente, independente de qualquer circunstância, joga-se capoeira em ambiente aberto, na Estrada da Liberdade, Pernambués, Cosme de Farias, Itapuã e outros bairros bemafastados do centro da cidade. (Ibidem, p. 47)
47 Abordagem da capoeira sob uma perspectiva folclórica.
48 Abreu (1999), em Bimba é bamba, trata a relação entre capoeira e luta de ringue. A obra retrata uma época,1936-37, em que, para que a capoeira ganhesse destaque social e prestigio como defesa pessoal, foram necessários muitos espetáculos de luta. Vejamos o depoimento do Mestre Bimba, extraído do livro A Regional não é luta para rink: “Ela não obedece às regras convencionais nos encontros pugilísticos, é uma luta para as situações decisivas e na sua ação tudo vale – por isso sua exibição em público nesse sentido torna-se-ia de uma ação bárbara que provavelmente provocaria a reação dos espectadores e intervenção da polícia. Que seja praticada quase sem acidentes entre os seus amadores, justifica-se; é uma luta que exige perfeito domínio de corpo e seus praticantes sabem controlar os golpes nos treinamentos para evitar possíveis ações desastrosas, Fazer isso no rink, será o mesmo que se por à mercê do adversário.” (A Tarde, 7/2/46 in ABREU, 1999, p. 95).
49 Os principais responsáveis pela divulgação dessa perspectiva, antes da legalização da capoeira, foram ODC (1907) e Aníbal Burlamaqui (1928). A associação entre capoeira e ginástica, entretanto, expressa uma
compreensão equivocada dos dos autores quanto ao sentido essencial da ginástica que, segundo Langlade & Langlade (1970), é a exercitação do corpo (do grego, Gimnus – exercitação do corpo nu). Sob nossa perspectiva, a capoeira, como luta, possui por princípio essencial o agonismo, não a exercitação do corpo.
50 Sob essa perspectiva, vemos a capoeira como jogo, de caráter lúdico-beligerante. Na Bahia, muito presente nos momentos de ócio dos trabalhadores portuários. Atividade que, na atualidade, com a reestruturação do trabalho, é cada vez mais rara para esse trabalhador.
http://74.125.77.132/search?q=cache:_wjVUz6CyvUJ:portalcapoeira.com/Download-document/A-CAPOEIRA-NA-SOCIEDADE-DO-CAPITAL+cisnando+capoeira+santa+barbara&cd=7&hl=es&ct=clnk&gl=es
desenvolvimento, ao passo que ela ia se afastando, gradativamente, das periferias. Nesse contexto, emergem outras possibilidades de exploração das suas características: atividade
cultural47, espetáculo de luta48, fonte de pesquisa, modalidade de autodefesa, atividade de
ginástica49, prática de lazer50. Como mostra Rêgo (1968),
............ o jôgo da capoeira se fazia nos engenhos, no local de trabalho, nas horas vagas e nas ruas e praças públicas, nos dias de festas, sempre em recinto aberto. Em nossos dias, não há mais engenho; no local de trabalho, como o Cais do Pôrto, não se joga mais e nas ruas e praças públicas do centro só em dias de festa. Joga-se capoeira em recinto fechado em Palácio do Govêrno,
nas academias, nos salões oficiais, nos clubes particulares e nas ruas e praças públicas, onde se realizam festas populares. Espontâneamente, independente de qualquer circunstância, joga-se capoeira em ambiente aberto, na Estrada da Liberdade, Pernambués, Cosme de Farias, Itapuã e outros bairros bemafastados do centro da cidade. (Ibidem, p. 47)
47 Abordagem da capoeira sob uma perspectiva folclórica.
48 Abreu (1999), em Bimba é bamba, trata a relação entre capoeira e luta de ringue. A obra retrata uma época,1936-37, em que, para que a capoeira ganhesse destaque social e prestigio como defesa pessoal, foram necessários muitos espetáculos de luta. Vejamos o depoimento do Mestre Bimba, extraído do livro A Regional não é luta para rink: “Ela não obedece às regras convencionais nos encontros pugilísticos, é uma luta para as situações decisivas e na sua ação tudo vale – por isso sua exibição em público nesse sentido torna-se-ia de uma ação bárbara que provavelmente provocaria a reação dos espectadores e intervenção da polícia. Que seja praticada quase sem acidentes entre os seus amadores, justifica-se; é uma luta que exige perfeito domínio de corpo e seus praticantes sabem controlar os golpes nos treinamentos para evitar possíveis ações desastrosas, Fazer isso no rink, será o mesmo que se por à mercê do adversário.” (A Tarde, 7/2/46 in ABREU, 1999, p. 95).
49 Os principais responsáveis pela divulgação dessa perspectiva, antes da legalização da capoeira, foram ODC (1907) e Aníbal Burlamaqui (1928). A associação entre capoeira e ginástica, entretanto, expressa uma
compreensão equivocada dos dos autores quanto ao sentido essencial da ginástica que, segundo Langlade & Langlade (1970), é a exercitação do corpo (do grego, Gimnus – exercitação do corpo nu). Sob nossa perspectiva, a capoeira, como luta, possui por princípio essencial o agonismo, não a exercitação do corpo.
50 Sob essa perspectiva, vemos a capoeira como jogo, de caráter lúdico-beligerante. Na Bahia, muito presente nos momentos de ócio dos trabalhadores portuários. Atividade que, na atualidade, com a reestruturação do trabalho, é cada vez mais rara para esse trabalhador.
http://74.125.77.132/search?q=cache:_wjVUz6CyvUJ:portalcapoeira.com/Download-document/A-CAPOEIRA-NA-SOCIEDADE-DO-CAPITAL+cisnando+capoeira+santa+barbara&cd=7&hl=es&ct=clnk&gl=es
CITA:
Capoeira: The Jogo de Angola from Luanda to Cyberspace, Volumen 2 - Página 23Gerard Taylor - 2007 - 531 páginas
... de Reserva at the Forte do Barbalho. The officers at the Forte do Bar- balho were particularly interested in the Curso de Emboscada (ambush course). ...
... de Reserva at the Forte do Barbalho. The officers at the Forte do Bar- balho were particularly interested in the Curso de Emboscada (ambush course). ...
AUTOR ANÓNIMO:
ResponderEliminarMODISMO, pode ser modismo.
No mundo todo, desde que o mundo é mundo, repare aí na sua cidade, há um modismo no ar para cada faixa etária.
Veja as fotos antigas, todos os abuelos se parecem, certo?
A foto que lhe mandei não seguiu completa.
A máfia do dendê já aproveitou mais de vinte fotos minhas, sem jamais citar a fonte.
Reconheço todas elas, pois nenhuma está inteira.
Capoeirice Javier, capoeirice.
Não tarda, essa gente começará também a plagiar seu extraordinário trabalho.
Repito, plagiaram ODC, ZUMA e outros, por que não plagiar sempre?
Lembre que o surgimento da Regional coincidiu com práticas nazistas da ERA VARGAS. O diabólico Departamento de Imprensa e Propaganda, promovia grandes manifestações patrióticas, cívicas e nacionalistas, cooptação de líderes populares etc. Getúlio, "O Pai de Todos", lembra-se?
As lideranças populares eram cooptadas por esses governos, o contrato de três anos para Mestre Bimba ensinar no Exército, ajudou a moldar a "Regional". Por mais que os fanáticos insistam que foi Bimba que ensinou "emboscada" ao Exército; difícil de acreditar pois os exércitos, há séculos praticavam exercícios desse tipo.
Mas isso é outra história.