A nova abolição - Página 64Petrônio Domingues - 2008 - 182 páginas
mas tinha um grupo de capoeira e um grupo de linha de frente, uma espécie de segurança" (1996, p. 55). Todo trabalho de militância na entidade era .
mas tinha um grupo de capoeira e um grupo de linha de frente, uma espécie de segurança" (1996, p. 55). Todo trabalho de militância na entidade era .
André Côrtes de Oliveira
Quem é a "Gente Negra Nacional"?
Frente Negra Brasileira e A Voz da Raça (1933-1937)
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Celia Maria Marinho de Azevedo.
A FNB nasceu em São Paulo, em 1931, com reuniões na praça da Sé e, logo, atingiu não só o Estado, mas também Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.4 Sua extinção foi decretada pela medida de Getúlio Vargas que, em 1937, pôs fim a todos os partidos políticos, inclusive a Frente Negra Brasileira, transformada um ano antes em organismo partidário.5 A história de seus fundadores começa com as agitações políticas da década de 1920, na época em que a maior parte deles começou sua militância política. O crescimento acelerado da cidade de São Paulo atraiu para a região migrantes negros do sul de Minas Gerais, do Vale do Paraíba e de outras regiões do interior do estado, como Campinas. Na capital, encontravam um terreno fértil de associações religiosas e recreativas da população negra paulistana.
No hay comentarios:
Publicar un comentario