Germano Mathias
Ilustração para a revista +Soma, 11ª edição.Na seção Versões e Subversões, a revista convida ilustradores para fazer uma versão pessoal para a capa de um disco de sua escolha - no meu caso, o Ginga no Asfalto, do Germano Mathias.Acompanha o texto:Germano Mathias participava das rodas de samba dos engraxates na praça João Mendes, no centro de São Paulo, onde começou a batucar na latinha de graxa (uma marca dele até hoje). Ali, onde se jogava a tiririca - uma forma de sambar dando pernadas para derrubar o outro - achei uma boa imagem para minha versão da capa do disco Ginga no Asfalto, de 1962. Como ele mesmo diz, é o último dos moicanos a fazer o samba sincopado (um estilo de samba diferente, com batidas bem marcadas e com a voz e os instrumentos bastante sincronizados), representando, com seu sotaque carregado, o mais paulistano dos sambistas.2009
Illustration for +Soma magazine, issue #11.In section Versões e Subversões (versions and subversions), the magazine invites illustrators to make personal versions of album covers of their choice -- in my case, Ginga no Asfalto, by Germano Mathias.Includes the text:Germano Mathias used to join the shoeshiners in samba gatherings in João Mendes square -- São Paulo downtown -- where he began to play using cans of shoe polish, still his trademark today. There, where they danced the tiririca -- an expression of samba involving leg moves to knock down the opponent -- I found a good image for my version of Ginga no Asfalto (1962) cover. As Germano himself uses to say, he is the last of the Mohicans to make "samba sincopado" -- a different samba style, with well-defined beats and well-synchronized voices and instruments -- representing, with his characteristic accent, the most traditional samba from São Paulo.contato@andreberger.com.br // 55 (11) 8034 5044
Ilustração para a revista +Soma, 11ª edição.Na seção Versões e Subversões, a revista convida ilustradores para fazer uma versão pessoal para a capa de um disco de sua escolha - no meu caso, o Ginga no Asfalto, do Germano Mathias.Acompanha o texto:Germano Mathias participava das rodas de samba dos engraxates na praça João Mendes, no centro de São Paulo, onde começou a batucar na latinha de graxa (uma marca dele até hoje). Ali, onde se jogava a tiririca - uma forma de sambar dando pernadas para derrubar o outro - achei uma boa imagem para minha versão da capa do disco Ginga no Asfalto, de 1962. Como ele mesmo diz, é o último dos moicanos a fazer o samba sincopado (um estilo de samba diferente, com batidas bem marcadas e com a voz e os instrumentos bastante sincronizados), representando, com seu sotaque carregado, o mais paulistano dos sambistas.2009
Illustration for +Soma magazine, issue #11.In section Versões e Subversões (versions and subversions), the magazine invites illustrators to make personal versions of album covers of their choice -- in my case, Ginga no Asfalto, by Germano Mathias.Includes the text:Germano Mathias used to join the shoeshiners in samba gatherings in João Mendes square -- São Paulo downtown -- where he began to play using cans of shoe polish, still his trademark today. There, where they danced the tiririca -- an expression of samba involving leg moves to knock down the opponent -- I found a good image for my version of Ginga no Asfalto (1962) cover. As Germano himself uses to say, he is the last of the Mohicans to make "samba sincopado" -- a different samba style, with well-defined beats and well-synchronized voices and instruments -- representing, with his characteristic accent, the most traditional samba from São Paulo.contato@andreberger.com.br // 55 (11) 8034 5044
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