martes, 9 de marzo de 2010

1927-RIO Juracy Magalhaes conoce el Savate en la Escola Militar do Realengo- Rio


foto: Savate -Joinville le Point -França
1922- o Ten. João Barbosa Leite passou a servir como instrutor de Educação Física na Escola de Sargentos de Infantaria, tendo como auxiliar o Ten. Jair Dantas Ribeiro, ambos entusiastas da Educação Física. Ministraram Educação Física, pela primeira vez no Brasil, com exercícios sistematizados. A partir da prática, foram recolhidas informações e dados para estudos mais aprofundados e, novamente, os movimentos reivindicatórios de julho contribuíram para que fosse adiada a concretização do referido Centro.


Outra preocupação, no sentido de formação e aperfeiçoamento de quadros especializados para ao C.M.E.F. foi a participação do Ten. Ilídio Colônia, instrutor de infantaria da Escola Militar, de um curso na Escola Joinville-Le-Pont, na França  (savate). De volta ao Brasil e, dirigindo a instrução da Escola Militar (Escola Militar do Realengo - Rio) , conseguiu monitores para sua empreitada, junto aos alunos do terceiro ano. Podia-se já sentir a influência da Missão Militar Francesa no âmbito da organização e na disciplina da oficialidade brasileira nos estudos mais avançados e especializados, ainda que, em pleno funcionamento da Missão Francesa, tenha ocorrido a irrupção dos movimentos dos tenentes dissidentes de 1922 e 1924.8
http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo03/Jose%20Tarcisio%20Grunennvaldt%20-%20Texto.pdf

1926- o Ministério da Guerra publica então o "Manual de Instrução Física", (60) de autoria do capitão João Barbosa Leite e do tenente Jair Dantas Ribeiro. Este livro era o resultado das observações e dados colhidos na Escola de Sargentos de Infantaria e serviu como orientador da tropa para todos os oficiais instrutores. Eis os assuntos nele contidos:
........................; XI — Ataque e defesa................... Essa publicação, com 220 páginas e 274 figuras, relevantes serviços prestou ao Exército, pois foi a única publicação de que o mesmo dispôs até a tradução do chamado "Regulamento Geral de Educação Física" — Nº 7. levado a efeito muitos anos depois.
http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9722C36D-A401-4F87-B5F3-3BD00A88964B%7D_nº_54_V._21.pdf

1927- Juracy Montenegro Magalhães ingressou na carreira militar, já em 1927 torna-se aspirante.(Escola Militar do Realengo - Rio)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juracy_Magalhães
Agildo da Gama Barata Ribeiro, Entre 1925 e 1928 cursou a Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, e a seguir foi classificado no 1o Regimento de Infantaria (1o RI), na Vila Militar. Junto com Juraci Magalhães, que servia no mesmo regimento, passou a integrar o grupo de "tenentes" revolucionários liderado por Juarez Távora.
[Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 01]
1928 -RIO publicado o livro de Aníbal Burlamaqui “Ginástica Nacional (Capoeiragem) Metodizada e Regrada.
1931-BAHÍA Juracy Magalhães, aos 26 anos assume o cargo de interventor do Estado da Bahia. http://www.cbce.org.br/cd/resumos/245.pdf
1937 -BAHÍA- Bimba fué invitado por el entonces Gobernador de Bahia, General Juracy Magalhaes, para hacer una demostración de Capoeira con sus alumnos en el Palacio de Gobierno.

No hay comentarios:

Publicar un comentario