viernes, 5 de marzo de 2010

Zaqui, João, " Jiu-jitsu (attaque e defensa) contendo os requlamaentos japonés e brasileiro ", Sao Paulo, Brazil 1936


NOTA DEL PESQUISADOR:
Tte. Valdemar habla del Jiu-Jitsu 1937 (Escuela de Educaçao Física do Exercito) http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1937/36_adefesapessoal.pdf

libro: Zaqui, João, " Jiu-jitsu (attaque e defensa) contendo os requlamaentos japonés e brasileiro ", Sao Paulo, Brazil, Companhia Brasil Editora, 1936, 110p, MBR.

Ataque e Defesa - Regras - Defesa contra Arma Branca, Arma de Fogo, Bordão, Bengala.



Exercícios de Barra Fixa e de Grade
Contendo os regulamentos Japonês e Brasileiro
Ilustrado com 160 gravuras
Cia. Brasil Editora - 107pg

Com o intuito de colaborar com os desportistas de todo o Brasil, vimos publicando um série de livros sobre Educação Física, destacando-se, entre eles, o presente manual de Jiu-Jitsu, no qual nos esforçamos para adaptar a prática deste prélio ao sistema de preparação física individual. Destarte reunimos aqui princípios pedagógicos e fisiológicos indispensáveis à perfeita aprendizagem do Jiu-Jitsu, que vem sendo praticado entre nós há vários anos, e que hoje figura nos programas do ensino da maioria das nossas escolas de educação física.
O leitor, depois de estudar este manual, procurará seguir, segundo o seu critério ou conselho de jiu-jitsumen experimentado, o método que julgar mais compatível com os seus predicados fisiológicos. Demais, é digno mencionar que, como acontece em quase todos os ramos de atividade e conhecimentos humanos, o livro, por mais perfeito e explícito que seja na exposição de sua matéria, nunca pode substituir com vantagem um professor erudito e experiente.

Esperamos, todavia, que este manual seja de utilidade prática aos nossos patrícios e, em geral, a todos aqueles que se dedicam à nobre arte dos Samurais.

2 comentarios:

  1. a luta livre e o Jiu-jitsu antecedem ao Judô na sua vida de esportista. Da primeira, foi campeão Brasileiro em 1949, e o seu Jiu-jitsu vem do mestre Takeo Yano que foi aluno do mestre Nobushiro Satake, companheiro de lutas e viagens do Conde Koma (Mitsuyo Maeda) com o qual iniciou aos quinze anos o seu aprendizado, chegando à faixa Preta. Devemos levar em conta, que, com o nome de Judô era praticado o Jiu-jitsu, e que só bem mais tarde essas duas lutas se separaram na filosofia e nos fundamentos, seguindo cada uma o seu próprio rumo.

    ResponderEliminar
  2. Não é bem assim não, o Judô foi implantado no Brasil pela nomenclatura de "Jiu-jitsu", sendo na sua grande maioria, creio que em volta de 99% estudantes do moderno método do Doutor Kano, Ju-jutsu não criou raiz em nosso país, a maioria faz essa confusão. Yano era aluno de Hajime Isogai, representante de Kano na Butokukai., ou seja, era judoca.

    ResponderEliminar