viernes, 5 de marzo de 2010

João Pequeno: "A capoeira de Bimba tinha uns 50 golpes. Mas ele tinha razão, ele botou golpes de outras lutas na capoeira dele"

foto: Joao Pequenho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


CENTRO DE DESPORTOS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Campus Universitário/Trindade - Florianópolis-SC

CEP: 88040-900 - Tel: (048) 231 9366 - Fax: (048) 231 9927
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A GRADUAÇÃO
MODALIDADE: CAPOEIRA MISTA (Optativa)
CÓDIGO - DEF 5225 - TURMA: 0467C
CARGA HORÁRIA: 54 HORAS/AULA (3 aulas semanais)
CRÉDITOS: 03 (TRÊS)
SEMESTRE: 97/1
PROFESSOR: JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO
LOCAL: SALA 707 GINÁSIO DE ALUMÍNIO
A Capoeira Regional


Há toda uma discussão em que alguns afirmam que Mestre Bimba teria absorvido elementos de outras lutas, como o judô, o jiu-jitsu, a luta livre e o savate para compor a Regional. Entre os velhos mestres entrevistados essa é a opinião corrente, embora geralmente não atribuam a tal fato um caráter negativo ou descaracterizador, como se pode perceber na observação de um dos mais famosos angoleiros do Brasil, Mestre João Pequeno: "A capoeira de Bimba tinha uns 50 golpes. Mas ele tinha razão, ele botou golpes de outras lutas na capoeira dele"4. Diversos autores, como Édison Carneiro, destacam a Capoeira Regional como produto da fusão da capoeira tradicional com outras lutas:


O capoeira Bimba, virtuoso do berimbau, tornou-se famoso desde que, nos anos 30, criou uma escola em que tem treinado atletas no que apelidou de luta regional baiana, mistura de capoeira com jiu-jitsu, box e catch.
4 A entrevista com Mestre João Pequeno e outros Velhos Mestres foi realizada por um grupo de pesquisadores, do qual Luiz Renato Vieira teve a oportunidade de participar, como parte do Projeto Caá-Puéra, desenvolvido com o apoio do Ministério da Educação em 1988.
http://www.cds.ufsc.br/capoeira/artigos/regional.doc

No hay comentarios:

Publicar un comentario